Diagrama de Ishikawa: diagnosticar e resolver problemas

Compartilhe!

Aprenda como utilizar o diagrama causa e efeito para diagnosticar e resolver problemas simples e complexos.

O diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama espinha de peixe, ou diagrama causa e efeito é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Dr. Kauro Ishikawa, um estudioso da qualidade e especialista em controle da qualidade. No japão, foi consultor de grandes empresas em sua época. O seu método se tornou vastamente conhecido por ser simples e eficaz. Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar as causas primárias e secundárias de um determinado problema ou efeito conhecido. Ishikawa acreditava seu método seria capaz de diagnosticar a causa-raiz de 95% dos problemas com efeitos conhecidos.
Diante disso, este curso foi pensado para ser um curso conciso e específico sobre o uso da ferramenta. Portanto, você será capaz de entender o funcionamento do método e aplicá-lo no seu dia a dia. Tanto para resolver problema simples, quanto para resolver problemas complexos.
Então, esse curso está dividido em três partes e em algumas seções. Na primeira parte, vamos conhecer um pouco mais sobre o autor da ferramenta, o Dr. Kaoru Ishikawa, assim como, o método que ele usou para viabilizar seu diagrama, além de entender como a ferramenta funciona.
Na segunda parte, vamos nos aprofundar no método 6Ms (Método, Máquina, Matéria-prima, Mão-de-obra, Material e Meio ambiente), vamos entender cada parte que compõe o método 6Ms para pudermos avançar em função da construção do diagrama.
Na terceira e última parte, vamos construir através de um passo a passo em cinco etapas o nosso diagrama.
As etapas são: Identificação do problema (Efeito conhecido); Utilização do Método 6M; Desenhar o diagrama; Priorizar os problemas (Causas identificadas); e Elaborar plano de ação.
Ao final, você será capaz de resolver variados tipos de problemas na sua empresa, projeto ou cotidiano de forma simples e assertivas. Habilitado a prestar serviços de elaboração de diagnósticos com base no Diagrama de Ishikawa de forma autônoma. Portanto, desde já quero lhe parabenizar por ter chegado até esta página e lhe convidar a assistir às aulas iniciais e se houver interesse se inscrever no curso.
Separei alguns cupons gratuitos para vocês, que acompanham minhas publicações. Então, se tiver interesse Clique neste link para resgatar o Cupom

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo