Questões comentadas de administração

·

·

Boa noite concurseiro! Algumas questões de administração geral. Vamos lá?



(Questão 1)

Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir











Comentário: 


Essa frase está corretíssima, ao analisar a ideia central do conceito de contingência chegaremos a seguinte conclusão: ação sobre um determinado acontecimento que tem por fundamento a incerteza. Senão vejamos: 

Então, o modelo de administração contingencial está pautado no pressuposto de que às mudanças do ambiente são elementos-chave para a organização adaptar-se a novas demandas, realidades e oportunidades. 

Esta foi uma questão da banca Cespe, concurso para analista da FUNPRESP desse ano, 2016. Questão bem tranquila.

Alternativa: correta!

(Questão 2)

função controle é mais marcante na abordagem:

a) Patrimonialista
b) Contingencial 
c) Sistêmica 
d) Burocrática
e) Gerencial

Comentário:

Pois bem, vamos partir da lógica: a função controle está presente em todos os modelos e abordagens gerenciais, mas pense bem: qual modelo enfatiza mais esse tipo de função? seria o modelo patrimonialista? que estava presente nas administrações públicas quando não podia se distinguir o que era público do que era privado, a ênfase desse tipo de modelo era a disposição da dominação patriarcal em atenção as necessidades do indivíduo ou grupo que detinha o poder estatal. O controle como conhecemos na função pública passou longe nesse tipo de abordagem. 

Agora vejamos, a abordagem contingencial como comentada na questão anterior se preocupa mais com as mudanças do ambiente e por isso não possui uma definição clara de controle, visto que trabalha muito com a incerteza. 

A abordagem sistêmica apresenta por sua vez a ênfase no todo organizacional, ou seja, na integração do todo com as partes envolvidas o que nos leva a crer que a função mais preponderante é a de planejar. 

Chegamos na abordagem burocrática como já devemos saber, esse tipo de abordagem apresenta a organização como sendo, eficiente por excelência! Segundo propões Max Weber, “é um modelo que explica em detalhes como as coisas devem ser feitas”. 

A despeito disso, podemos observar claramente a ênfase dada a função controle, visto que a burocracia tende a padronizar os processos e para tanto, é preciso haver controle! temos então nosso gabarito, letra “d”. 

A abordagem gerencia foca nos resultados organizacionais e o planejamento, organização, coordenação é tão importante quanto o controle. 

Gabarito: letra “d”. 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *