Qual a diferença entre o PDCA e o MASP?

·

·

Neste post quero esclarecer uma dúvida sobre os dois métodos, como e quando utilizá-los. Trata-se do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) e do PDCA. Acrônimo para Plan, Do, Check e Act.

O MASP possui 8 etapas, a saber: (As etapas podem variar um pouco, conforme a literatura consultada).

  1. Descrição do problema: Defina o problema a ser solucionado com clareza.
  2. Análise das causas: Identifique as causas raízes do problema.
  3. Plano de ação: Crie um plano para solucionar o problema.
  4. Implementação da ação: Execute o plano de ação.
  5. Verificação da ação: Avalie se a ação foi eficaz.
  6. Padronização: Padronize a solução para evitar que o problema volte a ocorrer.
  7. Documentação: Documente o processo e aprenda com os resultados.
  8. Acompanhamento: Monitore a situação para garantir que o problema não volte a ocorrer.

O foco da ferramenta está na solução de problemas específicos; na correção de falhas e na prevenção de problemas recorrentes.

O Ciclo de Deming tem a finalidade de propiciar de forma fácil e intuitiva a melhoria contínua de processos. Esse método é bastante utilizado na padronização. O PDCA (Ciclo de Deming) possui 4 etapas:

  1. Planejamento (Plan): Defina o problema, estabeleça metas e crie um plano de ação.
  2. Execução (Do): Execute o plano de ação.
  3. Verificação (Check): Avalie os resultados e compare-os com as metas.
  4. Ação (Act): Ajuste o plano de ação com base nos resultados da avaliação.

Diferentemente do MASP, o foco  do PDCA está na melhoria contínua de processos; otimização de desempenho; e na busca por excelência.

Em suma, o MASP é Ideal para solucionar problemas específicos e prevenir sua reincidência. Já o PDCA é Ideal para melhorar continuamente processos e buscar a excelência. Então, para Solucionar um problema específico: MASP. Para Melhorar um processo: PDCA.

A dúvida ocorreu porque em ambos utilizamos ferramentas correspondentes, por exemplo. Uma vez que podemos, sim, utilizar o PDCA para analisar e resolver problemas. Na literatura encontramos várias referências a tal aplicação. Contudo, geralmente, tratamos a PDCA como ferramenta para melhorar processos.

Mas observe que na prática, a melhoria só acontece com solução de problemas. Para finalizar, recomendo a leitura do seguinte artigo: Ciclo PDCA: como usar o método de gestão para resolução de problemas

Contudo, é importante citar que na literatura a gente encontra o MASP dentro do PDCA (Conforme a figura). Todavia, vale ressaltar que a motivação para o uso do MASP vem de um problema que se deseja averiguar, já o PDCA não precisa ter essa motivação prévia, sendo mais proativa.

Até mais!

Adm. Orlando Lima

Combo ferramentas de Gestão

São mais de 50 Planilhas em Excel e Modelos/Templates Canva para você baixar. Acesso total vitalício. Aumenta sua produtividade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *