Dicas de Matemática (fracões).

Compartilhe!

Bom dia concurseiros.

Meu objetivo nesse blog é fomentar um registro de experiências que possa ser útil ao seu crescimento pessoal.

Hoje estudei um pouco sobre matemática básica pensando no concurso de Guamaré que brevemente será anunciado.

Pois bem quero apenas deixar uma dica simples acerca do assunto que estudei: frações.

O estudo das frações é algo bem interessante. Antes de resolvermos qualquer questão sobre esse é necessário que saibamos os tipos de frações existentes.

Ora, existe um padrão que denuncia se a fração é própria, imprópria ou aparente.

A dica valiosíssima é a seguinte: quando o denominador for maior que o denominador (estamos falando que o todo é maior que a parte) tempos uma fração própria. Ex: 3/4. (Lê-se três quartos).

Agora quando o denominador é menor que o numerador (a parte é maior que o todo) temos uma fração imprópria. Ex: 4/3 (Lê-se quatro terços).

Último tipo: fração aparente é quando o numerado é igual ao denominador (na verdade temos nesse exemplo um número inteiro) dessa forma chama-se de fração aparente. Ex: 4/4 = 1.

Antes de concluir tenho mais um conceito pra lhe apresentar. O conceito de fração irreversível. Ex: 2/3 é a fração final de sua fração equivalente: 4/6. Se dividimos esse último exemplo por dois (4/2 e 6/2) chegamos ao resultado apresentado.

Com isso concluo este post dizendo que com base nesses conhecimos você está apto a passar para a próxima fase do estudo das frações: operações com frações.

Versículo do dia
“Não se turbe o vosso coração crede em Deus crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas…”. JOÃO 14

Postado por: Orlando Lima, Blog SC.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo