CENTRALIZAÇÃO X DESCENTRALIZAÇÃO (PARTE I)

Compartilhe!

Centralização x Descentralização
Estava querendo compartilhar  as ideias de algum teórico da administração. Então, encontrei um texto de Bresser Pereira, falando sobre Centralização x Descentralização.  
Consegui captar algumas ideias e vou transmiti-las nesse post…
Vamos começar distinguindo os dois conceitos, já que um é antagônico ao outro. 
A centralização, em termos práticos é a concentração do poder decisório nas mãos ou a cargo da alta administração. Em outro post tratei acerca dos “níveis organizacionais” em um infográfico, esse conhecimento é fundamental para que você entenda em que nível fica centralizado o poder decisório. 
A centralização possui muitas vantagens e, concomitantemente, apresenta muitas desvantagens. É importante saber que nenhuma organização é 100% centralizada ou descentralizada, o que podemos observar nelas são o seu grau de centralização ou descentralização. 
As vantagens que podemos elencar, rapidamente, são as seguintes: melhora no nível de controle e coordenação das atividades, padronização das decisões, redução de esforços duplicados provenientes de vários tomadores de decisões, entre outras.
As principais desvantagens consiste na morosidade da tomada de decisão, visto que, o poder decisório segue um único fluxo verticalizado. Isso gera muitas distorções e erros na comunicação, entre alta administração de poder centralizado e a execução das atividades pelo pessoal de nível operacional. 
Depois dessa síntese sobre a centralização vou sintetizar, ainda mais, nosso segundo conceito: Descentralização. Tudo que falei sobre a centralização, pode ser usado ao contrário para as organizações, preponderantemente, descentralizadas, pois, como tinha dito no início desse post que a centralização é antagônica a descentralização e vice versa. 
No entanto, precisamos conhecer algumas vantagens da descentralização, assim como suas principais desvantagens. Vamos lá?
pois bem, segundo Bresser Pereira, a descentralização contribui para a elevação do moral das organizações quando o funcionário passa a enxergar seu trabalho de forma mais responsável, por possuir um contato mais direto com o seu superior hierárquico, este sente-se mais engajado com o sucesso da organização, isso só é possível porque a organização descentralizada propicia o contato mais intenso com os objetivos organizacionais representado por uma gerência autônoma nas camadas mais baixas da empresa.
Outra vantagem está relacionada a autonomia que o administrador possuirá para resolver, mais rapidamente, às demandas que lhe são postas. Com a descentralização o poder de decisão se aproxima, eficazmente, daqueles que estão vivenciando de perto os problemas da empresa. 
Vou continuar essa breve análise em outro post, mas desde de já quero alerta-los para algumas desvantagens do modelo de administração descentralizada… 
Portanto, nesse modelo, ocorre de quando em quando, falta de coordenação dos propósitos básicos da organização, dúbia autoridade e conflitos de coordenação. 
Com isso, terminamos a primeira parte da nossa breve análise sobre o tema proposto e na próxima postagem estudaremos as estruturas organizacionais mais centralizadas e as mais descentralizadas. Até mais!!! 

Abraços,
fiquem com Deus!
Postado por: Orlando Lima, Blog SC.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

success, strategy, business-2081167.jpg
Ferramentas

Livro: Fundamentos Básico da Administração

Este livro apresenta o processo administrativo e as suas funções. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de administração. O livro é curto e direto

head, brain, man-607480.jpg
Administração

Resumo: Funções Administrativas

Resumo da aula 1: Funções administrativas I. Introdução Resumo da aula 1: Funções administrativas II. Teorias da administração Taylor: Administração clássica Teoria neoclássica: Peter Drucker

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo