Características e competências do Líder Eficaz

·

·

Sugestão de conteúdo do Bloganuary
Quais são as características de um bom líder?

Competências e características do líder eficaz

Neste post aprenderemos sobre liderança estratégica.

Antes de apresentar os objetivos desse post, apresentarei um vídeo bem rápido, onde o Mario Sergio Cortela explica a diferença entre Líder e Chefe.

(Diferença entre líder e chefe – MARIO SERGIO CORTELA)

Diferença entre líder e chefe – MARIO SERGIO CORTELA

Dessa forma os convido a seguirmos nessa jornada sobre liderança em três pontos:

1º – Quais as competências do líder Eficaz?
2º – As características de um bom líder
3º – Qual a principal atitude a tomar para ser um líder melhor?

Vamos entender de forma breve quais as competências um líder eficaz e quais as características que todo bom líder precisa ter. Por fim, vamos pensar sobre a seguinte questão: Quais as competências e características você precisa desenvolver para liderar melhor?

Se as competências e características apresentadas aqui já fazem parte da sua prática de líder, então parabéns. Continue se desenvolvendo como líder. Se não, essa é uma oportunidade de aprender como ser um bom líder.

Pois bem, vamos iniciar com as cinco grandes competências de um líder eficaz:

  1. Competência intelectual:

A primeira grande competência de um Líder Eficaz é a competência intelectual. Essa diz respeito ao seu conhecimento de mundo, sua expertise, experiências, habilidades cognitivas etc. Através dessa competência o líder consegue atender diversas demandas.

Essa competência permite que ele se torne polivalente, isto é, alguém com conhecimentos em diversas áreas. Como consequência dos múltiplos conhecimentos ele sempre está pensando em novas abordagens, promovendo inovação e melhorando algo já existente. Com uma visão inovadora, o líder olha para pessoas, processos e produtos buscando melhorá-los sempre.

2. Competência Comunicativa:

A segunda grande competência do Líder Eficaz é a competência comunicativa. O líder utiliza meios para se comunica bem com seus liderados. Ele entende a dor dos seus liderados, compartilha metas e objetivos com todos. Comunica-se sempre de forma clara para que todos compreendam a mensagem.

Não basta saber se comunicar, o líder deve entender como se processa a opinião do outro. Assumindo uma perspectiva mais empática, ou seja, se colocando no lugar dos seus liderados para enxergar a partir do ponto de vista, às vezes, diverso ao seu.

O líder se comunica bem, visando promover o Ganha-Ganha entre seus liderados. Como consequência de uma ótima comunicação, suas habilidades de negociação são fortalecidas.

3. Competência social:

A terceira grande competência do Líder Eficaz é a competência social. Ao possuir conhecimentos e saber se comunicar, o verdadeiro líder consegue utilizar esse superpoder para se relacionar melhor com seus pares. Por isso, faz amizades, cria vínculos e conexões incríveis com pessoas incríveis.

O líder consegue cativar bem as pessoas e conduzi-las em torno de uma visão de futuro, pois ele sabe da importância de inspirar uma missão. Ele é admirado por todos pela forma como ele define aonde quer chegar. Porque ele possui brilho nos olhos. Não passa um dia sequer sem perseguir os seus sonhos. Ele possui uma visão clara da sua visão de futuro.

Em trajetória rumo a sua visão de futuro, o líder faz contatos com pessoas importantes para impulsioná-lo. Ele consegue se conectar com pessoas influentes, faz networking e criar laços relacionais capaz de promover os seus resultados.

4. Competência Organizacional:

A quarta grande competência do Líder eficaz é a competência organizacional. O líder busca reinventar, melhorar e adequar sua equipe a estrutura organizacional. Ele possui uma visão clara de organização. Uma organização é um organismo vivo que funciona com ajuda de todos e não pode ser interpretado isoladamente. Portanto, ele valoriza uma visão macro, ou seja, uma visão sistemática onde todas as partes estão interligadas.

O bom líder transforma metas e objetivos em jogos, ele conseque criar um ambiente divertido para os seus liderados jogarem. Na prática, o que era para um simples dia de trabalho comum, torna-se uma competição empolgante.

O líder reconhece que nem sempre as coisas saem como planejado. Por isso, o líder consegue conduzir sua equipe ao caminho da adaptação. Ele sabe implementar uma gestão de erros e aprendizado.

Além dos erros, compete também ao líder solucionar conflitos. O líder se comporta-se como um verdadeiro diplomata. Ele atua para protejer sua equipe de problemas que promovem dissenção no grupo. Ele busca entender as partes e conciliar conflitos com base no bem comum.

O líder deve estar sempre pronto e compete a ele levar sua equipe a novos patamares. Para isso, ele precisa tomar decisões difíceis. O bom líder sabe que não pode impor. É necessário inspiração.

O líder está sempre buscando melhorar pessoas, processos e produtos. O líder acredita na melhoria contínua. Ele sabe da necessidade de se atualizar continuamente. A inovação tecnológica é na verdade uma forte aliada.

5. Competência comportamental:

A última grande competência do Líder Eficaz é a competência organizacional. A forma como o líder se comporta frente aos desafios diários demonstra o seu estilo de liderança, além dos seus pontos fortes e fracos.

O líder possui automotivação. Ele busca dentro de si os porquês necessários para agir. Por isso, ele consegue inspirar seus seguidores.

O líder é resiliente. Resiliência é a capacidade de se recobrar em meio as adversidades. O líder é o primeiro a começar. Geralmente, ele aposta todas as fichas. O líder não desiste. Ele sabe que as tempestades fazem parte do processo. Ele se mantém firme até que passe a tempestade.

Por ser resiliente, também é adaptativo. Ele sabe que em diversas ocasiões ele deve utilizar a sua capacidade de se adaptar às mudanças para obter ganhos. Pois, como dizia Cazuza: “O tempo não para”. O mundo evolui e por isso o líder precisa estar ciente que mais cedo ou mais tarde terá que se adaptar a um novo contexto, mudança, cenário, processo etc.

O líder também deve absorver a disciplina em tudo o que faz. Dele parte o exemplo aos seus liderados. Disciplina ao marcar e cumprir compromissos, ao interagir com pessoas, ao entregar resultados etc.

Para finalizar vamos apresentar as características do bom líder. São 13 Atitudes práticas que o bom líder deve tomar:

1ª Ter um mapa estratégico

O bom líder ele tem um mapa estratégico. Ele compartilha esse mapa com seus liderados. A missão, Visão e Valores da sua empresa

2ª Ser um treinador

Treina a sua equipe para que eles venham alcançar o êxito. Ele compartilha conhecimentos e está sempre disposto a ajudar.

3ª Saber reconhecer

Reconhece o trabalho dos seus liderados.

4ª Gerenciar bem o tempo

Conhece os princípios e aplica-os para uma boa gestão de tempo. O líder dá exemplo de pontualidade. Sabe priorizar coisas importantes. Não perde tempo com coisas que lhe tiram do foco.

5ª Saber como delegar

O líder reconhece talentos e habilidades dos seus liderados, por isso ele não encontra dificuldade alguma em delegar tarefas importantes à pessoas capazes de realizá-las.

6ª Viver para inspirar outros

O líder sabe o que inspirar, por isso, não vive dando desculpa. Reconhece que os resultados dependem de uma equipe coesa. Não aponta apenas a responsabilidade alheia, pois não vive culpando os outros. Ele aprendeu como moldar seu ambiente como um termostato, para se adequar as suas necessidades, nunca age como termômetro, ou seja, deixando o ambiente interferir no seu humor.

7ª É motivador

O líder tem a capacidade de motivar sua equipe. Em função dos macro objetivos que a organização possui.

8ª Compartilha seus objetivos

O líder compartilha seus objetivos com todos. Pois ele acredita na força da interação, na sinergia que pode ser gerada em torno disso.

9ª Sabe a importância de comemorar

O líder também comemora resultados. Ele reconhece o desempenho dos seus liderados, as metas atingidas e por isso, não pode deixar de comemorar cada conquista.

10ª Consegue ser exemplo

O líder lidera pelo exemplo, ele não cobra algo que ele mesmo não esteja disposto a cumprir. Por isso, recebe admiração e apoio de todos.

11ª Dar feedback

O líder sabe como entregar feedback sem magoar, irritar ou contrarias as pessoas para isso ele pratica o Feedback Burger é composto por três atitudes: 1 – Fazer um elogio sincero ao colaborador para gerar maior abertura para ouvir o feedback completo. 2 – Realizar o feedback, ressaltando pontos fortes e pontos a serem melhorados. 3 – Concluir o feedback com foco no futuro.

12ª Não trata a todos igualmente

O líder reconhece que não pode tratar a todos igualmente, pois cada um tem um nível de comprometimento diferente. Ele trata não com igualdade, mas com equidade.

13ª Faz supervisão

Por fim, o líder faz supervisão. Ele Supervisiona seus liderados, pois, se sente responsável por guia-lo no caminho do êxito. Uma vez que todo líder é também um treinador de pessoas, ele precisa saber cobrar resultados através da supervisão.

Conclusão: Para ser um lider competente e eficaz é necessário praticar o autoconhecimento. Isto é: Antes de querer implementar as competências e as características, vale se conhecer para saber qual é o seu estilo de liderança, quais seus pontos fortes e fracos, como você se vê, e como as pessoas lhe veem, o que o meio externo cobra que você seja, e o que realmente você é. Como você se comporta como liderado, para poder ser líder.

Nos vemos no próximo post.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *