As funções do administrador, isto é, o processo administrativo: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Compartilhe!



A ciência da administração ou gestão, em qualquer esfera pública ou privada, possui o que chamamos de fundamentos, ou seja, sua base de conhecimento.

O processo administrativo, a saber: planejamento, organização, direção e controle, representa o papel do administrador por que é exercido em em qualquer contexto. Sem exceções, todo e qualquer administrador precisa: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Pensando nisso, desenvolvi um curso que abrange todas as etapas do processo com um diferencial: cada etapa requer à prática do pensamento sistêmico e, comumente, utilização de ferramentas de apoio. Trata-se de explorar e determinar aplicações práticas em cada parte do processo através das ferramentas gerenciais apresentadas no decorrer do curso.

Neste curso ensinarei, essencialmente, o passo a passo do processo administrativo e como ele se desenvolve.

Na primeira parte, você descobrirá os tipos de planejamento existentes como, por exemplo, planejamento estratégico, tático e operacional. Então, vamos explorar todo mapa estratégico e, com isso, você poderá desenvolver um planejamento estratégico simples, todavia, bem fundamentado. Nesse ponto que entra os conceitos essenciais da função administrativa PLANEJAMENTO. 

Na segunda parte, você será conduzido a entender o processo com um todo, ou seja, a perceber a interação existente entre o planejamento e a organização, bem como, a interação entre todas as outras partes para que seu conhecimento possa ser materializado em suas ações administrativas. Nesta etapa, o estudo acerca das estruturas organizacionais e todas as suas diretrizes básicas nos serão bastantes úteis como, por exemplo, amplitude de controle, unidade de comando etc. A essa altura você, há muito, terá aprendido conceitos importantes sobre a função ORGANIZAÇÃO.

Na terceira parte, já familiarizado com nossa metodologia, você aprenderá o porquê é importante direcionar os esforços da sua equipe para objetivos comuns. Aprenderá também o conceito de liderança, as características e competências do líder eficaz. Além das principais teorias da escola das relações humanas, ou seja, Maslow e Herzberg. Ao final dessa parte você terá bagagem suficiente para elaborar uma excelente gestão de pessoas através dos fundamentos da função DIREÇÃO.

Na quarta e última parte, com base na construção de entendimento acerca das demais funções administrativas, você poderá criar dispositivos de controle, com vistas a acompanhar o desempenho das funções anteriores. Para tanto, é necessário entender como funciona o KPI (Indicadores-chave de performance) e os instrumentos de CONTROLE que serão disponibilizados no decorrer do curso. 

Portanto, você APRENDERÁ como GERENCIAR MELHOR com base nas FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. Conhecerá o papel do administrador em cada etapa do processo e receberá uma CAIXA DE FERRAMENTAS com 50 Ferramentas de Gestão.

Abraços, nos vemos na plataforma. Até mais! 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo