Vida pessoal e profissional: a normose dos nossos tempos

·

·

Sugestão de escrita diária
Como você equilibra a vida pessoal e profissional?

É comum hoje em dia termos nossas vidas intrincadas entre trabalho e lazer. Equilibrar esses dois aspectos pode ser complicado, pois para muitos, as fronteiras entre esses papéis não são claras. Há pessoas que vivem para o trabalho, o que é totalmente possível e geralmente aceito.

Muitos se definem por sua profissão. Esta responde a uma questão filosófica que nem os gregos conseguiram concluir: quem somos. Em qualquer situação descritiva, alguém será apresentado por sua profissão.

Quem é ele? Ele é médico. Fulano é administrador, sicrano é engenheiro. Como determinar que essa ou aquela não é sua profissão, quando toda a relação social gira em torno disso? Assim, a vida pessoal e profissional se misturam e em alguns momentos é impossível separá-las.

No contexto tecnológico atual, influenciado pelas mudanças sociais da nossa época, somos profissionais em tempo integral. Até nossas redes sociais se adaptaram, fornecendo ferramentas de trabalho. Nossos perfis são usados não apenas para compartilhar momentos comuns, mas também para mostrar nosso trabalho, expandir nossa rede e, em última instância, vender produtos ou serviços.

Nesse sentido, o “produto” a ser vendido é a própria imagem como influenciador digital. Portanto, o que é pessoal para quem compartilha seu dia a dia pode ser uma prática profissional se for remunerada, como geralmente acontece. Há aqueles que vivem, e muito bem, disso.

Quanto ao tema central, que é como equilibrar a vida pessoal e profissional, tenho um emprego formal, mas também trabalho no ensino e na produção de conteúdo. No primeiro caso, minha função não se confunde com minha vida pessoal.

No segundo, trabalho em casa usando a internet como plataforma. Vejo a internet como o ambiente onde produzo e vendo conteúdo educacional, como faço aqui no site https://www.ferramentasdegestao.com

Portanto, é nesse contexto que tento equilibrar minhas tarefas domésticas, descanso e lazer com um trabalho que exige tempo e esforço, mas não tem nenhum compromisso contratual, sendo exercido de forma livre.

Mas não se engane, isso gera uma demanda tão grande quanto, pois o resultado é proporcional ao esforço, que depende unicamente da motivação e do propósito pessoal.

A dica que deixo para outros que, como eu, precisam equilibrar vida pessoal e profissional em quaisquer circunstâncias é: não permita que sua vida profissional seja tudo o que você é! É grande o número de pessoas que já não sabem onde começa e onde termina a vida pessoal e profissional, dada a normose de nossos tempos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *