Resolvido?! (acentuação gráfica)

Compartilhe!

Olá, 
Concurseiro! 
Vejamos abaixo uma pequena lista de questões de acentuação gráfica. Vou mostrar-lhe o raciocínio que usei para chegar as respostas, mas não posso lhe garantir que acertei todas as questões… No entanto, você pode aprender com meus erros e cuidar para que não os cometa! 🙂 
1- Diferentes regras de acentuação gráfica justificam a escrita ortográfica das seguintes palavras do texto:
a) deficiências – malária
b) indissolúvel – saúde 
c) polêmica – diálogo
d)convívio-índia 
Nessa questão anulei de cara a letra “a” porque trata da mesma regra das paroxítona
em ditongo crescentes, se não me engano! a letra “c” é um caso de proparoxítona nasduas palavras. Por fim, a letra “d” trata-se de paroxítonas! Mas vejamos a “b” se não me engano a palavra saúde é um hiato já a palavra indissolúvel é uma paroxítona terminada em L. Lembra do famoso macete do rouxinol?! rsrs lembrei dele…
2 – O grupo de palavras que obedecem às normas de acentuação da Língua Portuguesa é
a) raizes, dificil, século 
b) rúbrica, saúva, amavel 
c) também, possível, êxito 
d) idolo, parabéns, ciencia 
e) indústria, saude, ninguem 
Nessa questão bem tranquila tive apenas que lembrar da grafia das palavras anulando uma a uma veja: letra “a” raízes! letra “b” amável! letra “d” ídolo e  letra “e” saúde! rsrs achei fácil. 
3- Presentes no texto, os vocábulos “caráter”, “intransferível” e “órgãos” são acentuados em decorrência da regra gramatical que classifica as palavras paroxítonas.
Errado 
Certo 
Nessa questão foi bem simples tive apenas que lembrar alguns casos ou regras da paroxítona vejamos: caráter e intransferível ambas se aplicam ao macete do rouxinol (se você não lembra mais do macete mande um e-mail perguntando que eu lhe explico). Por fim, sei que a sílaba tônica está na penúltima sílaba, então a palavra “órgãos” é paroxítona.
4- A palavra que deve ser acentuada graficamente, de acordo com as regras da norma-padrão do Português, é
a)ali 
b)antes 
c)dificil 
d)pacto 
e) potente 
É “dificil” mas não foi difícil de encontrar a resposta! rsrsrs Gostou do trocadilho? Veja bem, a palavra difícil é uma paroxítona terminada em L. Todas são acentuadas. Muito fácil esse questão né mesmo!?
5- A palavra “cível” recebe acento gráfico em decorrência da mesma regra que determina o emprego de acento em amável e útil.
Errado 
Certo 
Olha aí. Mais uma vez, essa tal regra da paroxítona terminada em L. Pois bem, as três palavras apresentadas seguem a mesma regra! 
6 – As palavras “líquida”, “público”, “órgãos” e “episódicas” obedecem à mesma regra de acentuação gráfica.
Errado 
Certo 
Para finalizar vamos ver essa e mais outra questão! a 7º que errei! 🙁  nessa questão a única palavra que não é proparoxítona é a palavra  órgãos, pois, sabemos que é paroxítona!
7 – As palavras “indivíduos” e “precárias” recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.
Errado 
Certo 
A questão que errei foi justamente essa! Segui o seguinte raciocínio e acredito que me faltou segurança quanto a regra envolvendo ditongos… pois achei que as palavras possuíam regras gramaticais diferentes no sentido de ser ditongo crescente e decrescente, mas estava equivocado ambas são paroxítonas com ditongo crescente. Mas nunca duvidei que eram paroxítonas. Infelizmente errei. 
Meu aproveitamento nas 7 questões: 
Acertos: 6
Erros: 1
Aproveitamento: 85,7%

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo