A ferramenta Q de Yule tem por finalidade propiciar uma forma fácil e intuitiva para analisar duas variáveis dicotômicas ou binárias. Suponhamos que pretendemos averiguar se a estratégia de longo prazo contribui para o sucesso da empresa. Com base nessa ferramenta é possível analisar se uma variável interfere em outra através do seu grau de correlação.
Vale salientar que a utilidade dessa ferramenta é notada quando precisamos avaliar dois fatores que não possuem relação direta de casualidade como, por exemplo, sucesso e estratégia. No exemplo: Sucesso e Estratégia a variável X (Sucesso) e a Y (Estratégia) podem ser correlacionadas à medida que uma possui influência sobre a outra.
Agora vamos observar a correlação entre Sucesso-SIM, Estratégia-SIM, Sucesso-NÃO e Estratégia-NÃO. Isso implica em dizer que é possível que determinada quantidade de empresa tenha obtido sucesso através da estratégia utilizada e outra quantidade não tenha obtido nenhum resultado.
A matriz permite, ainda, inferir que muitas empresas que obtiveram sucesso não utilizaram as mesmas estratégias. O cruzamento desses dados faz sentido quando utilizamos a constante de Yule, ou Q de Yule. Essa constante é um número entre 1 positivo e 1 negativo.
Logo, se a correlação for maior que 0, existe uma associação positiva, isso significa dizer, com base no exemplo anterior, que a estratégia influencia positivamente no sucesso organizacional, pois, com base nos valores apresentados:
Estratégia-Sim/Sucesso-Sim (18);
Estratégia-Não/Sucesso-Não (12);
Sucesso-Sim/EstratégiaNão (2) e
Estratégia-Sim/Sucesso-Não (4)
a resultante da correlação calculada foi de 0,93 determinando, assim, a existência de uma associação positiva muito forte.
CURSO: 50 FERRAMENTAS DE GESTÃO