Percentuais da lei 8.112 de 1990 (20% PNE, 50% hora-extra, 25% trabalho noturno etc).

Compartilhe!


Post Exclusivo – Percentuais da lei 8.112 de 1990 – o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Você já saberia dizer quantos percentuais aparecem na lei 8.112 e a quê eles se referem? Você sabia que esse conhecimento é muito importante?

Primeiro, vou te explicar o porquê pensei em produzir este post. Pois bem, ontem postei a terceira pergunta no grupo: estudo da lei 8.112/90. Hoje quando fui enviar a resposta descobri que não fazia ideia de qual fosse esta, consequentemente, errei a questão.
Segue a questão da banca Cespe:

58. (CESPE Analista Administrativo HEMOBRAS 2008) Serão ocupados por servidores de carreira 25% dos cargos comissionados do poder executivo Federal classificados como DAS 5 e 6.

Você sabe qual é a resposta? Se ainda não sabe continue me acompanhando até o final deste post tão logo revelarei esse mistério a você.


Minha motivação para fazer esta pesquisa se deu após eu ter errado a questão acima. Mas como bom brasileiro, que não desiste nunca, resolvi busca a explicação para tal.

Então surgiu-me a ideia de pesquisar todos os percentuais que são relatados na lei 8.112. Simples assim. Falou de percentual, porcentagem geralmente tem uma questão importante associada a esses termos. Dessa forma abri o PDF lei 8.112/90, segurei Ctrl + F e digitei: %. 

resultado foi este: 16 resultados encontrados. Agora vejamos esses resultados junto com minha opinião ou resumo sobre os mesmos:

Resultado 1:

Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição, Capítulo I – Do Provimento, Seção I – Disposições gerais, Art. 5o e § 2 o Às pessoas portadoras de deficiência é
assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.


Resumo: 20% das vagas são reservadas para Pessoas Portadoras de Deficiência.

Continue lendo este post no site: sinergia concursos
Gostaria de receber o quadro comparativo? Sim.

Versículo do dia: 

Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Salmos 66:20-20

 Postado por: Orlando Lima, Blog SC.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo