Os manuais operacionais e sua importância

Compartilhe!





Os manuais operacionais e sua importância

Orlando Lima
Nos meus artigos, comumente, costumo trazer temas relevantes sobre gestão e coaching empresarial. Continuando falarei sobre um tema bastante prático dentro dessa área. Os manuais operacionais são procedimentos padronizados que explicam, metodicamente, como executar determinada tarefa. Partindo dessa premissa, meu objetivo é apenas expor a importância desse conceito para as organizações de forma geral.

O trabalho é em suma objetivos diários, semanais e mensais que precisam ser alcançados. Esse, como bem sabemos, é dividido em atividades e tarefas, essas últimas são divididas em ações, porém tudo se intercala para convergir em resultados que, por sua vez, ocorrem em função do alcançar das metas e objetivos propostos. Tudo isso só é possível porque existe uma forma certa de fazer as coisas, o que podemos chamar de métodos de trabalho.

A padronização do trabalho é algo que acelera a execução do mesmo promovendo mais eficiência. Nesse ponto podemos voltar no tempo e visitar o período da revolução industrial. Veremos o quanto a padronização foi positiva para as fábricas, a qual nos dias atuais continua sendo. Os procedimentos operacionais são em termos leigos aquela boa e velha “receita de como fazer” determinada coisa. Dessa forma, a padronização evita desperdícios de tempo, retrabalho e empirismo, pois, um processo é analisado para ser executado através de um passo a passo bem consolidado com intuito de torna-lo mais eficiente.

Os procedimentos operacionais padronizados – POP’s são instrumentos de padronização para todas as atividades operacionais da empresa. Esses, portanto, fazem com que a empresa possa funcionar sem depender de um indivíduo qualquer detentor da técnica, ou seja, daquele indivíduo que por conhecer como se faz determinada tarefa coloca a empresa como “refém” dele, mas isso é um erro, visto que essa pessoa pode pedir demissão, adoecer, ou simplesmente decidir não ir mais trabalhar.
Diante disso, o risco de ter pessoas sem processos é este: na ausência do técnico o processo para. Por isso, alinhar pessoas a processos é a saída mais viável para estabilidade da empresa. Dessa forma, a empresa deve funcionar sem improvisações ou amadorismos. Então, essa é a grande importância dos processos na empresa fazer com que a empresa funcione com um reloginho suíço.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

success, strategy, business-2081167.jpg
Ferramentas

Livro: Fundamentos Básico da Administração

Este livro apresenta o processo administrativo e as suas funções. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de administração. O livro é curto e direto

head, brain, man-607480.jpg
Administração

Resumo: Funções Administrativas

Resumo da aula 1: Funções administrativas I. Introdução Resumo da aula 1: Funções administrativas II. Teorias da administração Taylor: Administração clássica Teoria neoclássica: Peter Drucker

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo