O Model Business Canvas é a ferramenta utilizada para a criação de um modelo de negócios através de um planejamento estratégico simples e intuitivo bastante adequado a uma realidade empresarial moderna, onde a modernidade trouxe mais agilidade aos processos.
Nessa perspectiva o Canvas é um modelo enxuto que visa demonstrar as áreas funcionais da empresa em um único quadro. Para explicar o funcionamento da ferramenta vamos fazer um paralelo entre ela e os modelos de negócios de várias páginas.
Note que com o Canvas é possível apresentar a organização em 360° de forma bastante resumida e visualmente agradável. Ferramenta excelente para quem deseja apresentar um projeto-piloto ou protótipo em um petch de negócios. Não há necessidade de detalhar muito como se faz com o plano de negócios.
O Canvas é composto por nove partes.
As nove partes são distribuídas em quatro áreas que respondem sobre a organização as perguntas: O QUÊ? COMO? PARA QUEM? e QUANTO? Os parceiros, os recursos-chave e as atividades-chave ficam no primeiro quadrante se olharmos o plano da esquerda para direita. Esses elementos respondem à pergunta: “Como?”.
O propósito fica no centro da folha e responda à pergunta: “O quê”. Os clientes, o relacionamento com os clientes e os fornecedores fica no terceiro quadrante e responde à pergunta: “Para Quem”.
Finalmente, as fontes de receitas e despesas juntas formam um quadrante abaixo dos três primeiros e responde sobre “Quanto?”, ou seja, qual é a estrutura de custo e as fontes de receitas.
Existem vários modelos em relação a como se inicia o preenchimento do Canvas, mas isso é apenas questão de praxe, não influencia no resultado. Eu costumo iniciar pelo propósito ou proposta de valor para puder focar no planejamento daquilo que gera maior valor para o cliente.