No Método de Análise e Solução de Problemas – MASP, como você pode ver, o próprio nome já diz tudo. Um método é um meio utilizado para chegar a algum lugar. Dessa forma, vamos conhecer as etapas e procedimentos necessários para com este método analisar e resolver
problemas.
O MASP possui sete etapas:
1. Notificação do problema
2. Identificação do problema
3. Contenção
4. Análise de modo de falha
5. Análise da causa-raiz
6. Escolha e implementação de ações corretivas
7. Controle e padronização.
São exemplos de ferramentas para identificação do problema: diagrama de Pareto, matriz GUT, folha de verificação, diagrama de causa-efeito e/ou árvore de problemas e oportunidades.
Na etapa de Análise de Modo de falha podemos utilizar algumas ferramentas de apoio ao FMEA: o brainstorming, o diagrama de dispersão, o fluxograma, o histograma e a análise dos 5 porquês.
As etapas quatro e cinco caminham juntas. Portanto, é importante implementarmos algumas ferramentas que sirvam para ambos os propósitos, tais como: análise de árvore de falhas, caminho crítico, análise de fluxo de trabalho, benchmarking e diagrama de causa-efeito.
Após identificar as falhas e as causas principais, é hora de implementar ações corretivas. Aqui, sugere-se algumas ferramentas de apoio como, por exemplo, a matriz de decisão, o gráfico de Gantt, o benchmarking, o DMAIC, a carta de tendência etc.
É necessário que você saiba como utilizar pelo menos 80% das ferramentas usadas nesse processo, portanto, RECOMENDO que você faça meu curso sobre as ferramentas apresentadas. Neste curso você terá acesso aos vários modelos disponíveis em Excel. Além de:
1. Certificado de conclusão
2. Acesso total vitalício
3. Acompanhamento Tira-Dúvidas
4. Modelos disponíveis na Nuvem
5. Artigos complementares
6. Análise e comentários do seu DGE disponível neste link.
*DGE – Diagnóstico de Gestão Empresarial