Matriz BCG: aprenda como reorganizar seu portfólio

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A matriz BCG é uma ferramenta para análise de portfólio de produtos e/ou serviços. Essa serve para analisar portfólio para, por conseguinte, decidir sobre atualização, investimentos ou exclusão de produtos/serviços do mix analisado com base em alguns critérios de valor, os quais veremos adiante.

Esses critérios foram elaborados por meio de figuras, isto é, quatro classes, cada qual com suas próprias características onde os produtos que compõem o mix se encaixam. O parâmetro de avaliação é o ciclo de vida do produto, ascensão ou desgaste em relação a dois fatores:
necessidade de investimentos e participação nos lucros.

Para utilizar a Matriz BCG, basta entender os símbolos que fundamentam a ferramenta: A matriz utiliza quatro símbolos para classificar produtos e serviços conforme já elencados:

O símbolo “vaca leiteira” representa aqueles produtos que geram muito lucro para a empresa sem que sejam necessários muitos investimentos, pois, esses já estão consolidados no mercado.


O segundo símbolo “estrela” diz respeito aos produtos ou serviços que geram muito lucro, isto é, possuem boa margem, mas também exigem muitos investimentos para obter um bom desempenho em vendas.


O símbolo “ponto de interrogação” representa aqueles produtos que ainda não geram muito lucro. Em geral, são produtos inovadores ou recém-lançados, que parecem ter bom potencial de geração de lucros, mas ainda exigem altos investimentos em marketing e vendas, por exemplo.


Por fim, o símbolo “abacaxi” representa todos os produtos que não vendem bem, não têm boas margens de lucro e contribuem pouco para os resultados da empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Métodos

Model Business Canvas

O Model Business Canvas é a ferramenta utilizada para a criação de um modelo de negócios através de um planejamento estratégico simples e intuitivo bastante

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo