Gráfico de Tendência: aprenda a visualizar o comportamento das variáveis no tempo

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É um gráfico de linhas que permite a representação visual de dados, descrevendo o comportamento de uma variável ao longo do tempo ou em função de outra variável de referência. Portanto o gráfico de tendência é muito importante para avaliar como um determinado elemento se comporta ao longo do tempo em relação a outro elemento também analisado.

Como exemplo podemos pensar na seguinte situação: imagine que a quantidade de serviços prestados aumenta ou diminui em função do tempo. Como avaliar a tendência de ocorrer um aumento ou diminuição? Isso é possível por meio do gráfico de tendência.


Então, observe a tabela abaixo e, por conseguinte, o gráfico que é construído a partir dela.

De acordo com o gráfico apresentado é nítido notar que a quantidade de serviços prestado “tende” (tendência) a aumentar em função do tempo. Quando queremos avaliar a tendência de determinado fator costumamos olhar para seu histórico no tempo, isso é de praxe. Na maioria dos casos a tendência se confirma. 

 

Por isso que os estatísticos costumam utilizar séries históricas para simular projeções futuras. Na área financeira, por exemplo, as projeções de vendas são definidas pelo fluxo de caixa de anos anteriores em um determinado período.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo