Gráfico de Dispersão: aprenda a visualizar a correlação entre causa e efeito

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Gráfico de dispersão é uma ferramenta visual capaz de demonstrar a relação existente entre duas variáveis no que se refere à causa e efeito, ou seja, é possível demonstrar como a variável X se comporta em relação a variável Y.

 

A aplicação da ferramenta do âmbito da administração/gestão tornou-se bastante corriqueira, uma vez que, um problema (objeto de estudo) pode estar relacionado a outro em uma relação de causa-efeito que precisa ser testada para afastar quaisquer tipos de dúvidas.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Para utilizar a ferramenta, primeiramente, é necessário criar uma tabela onde serão inseridos dados em duas colunas: Coluna X e Coluna Y.

 

Vamos acordar que a Coluna X representa a causa e a Coluna Y, o efeito. Isto posto, vamos observar a seguinte situação: Qual a relação existente entre a aplicação das ferramentas de gestão da qualidade apresentadas neste E-book e a qualidade dos produtos/serviços da empresa após aplicação das ferramentas? Entender a correlação existente é o nosso objetivo.

 

Pois bem, voltando ao exemplo anterior, note que na tabela apresentada são atribuídas as duas variáveis: “X” e “Y” alguns valores e o objetivo é compará-los por meio do gráfico de dispersão e encontrar a correlação existente entre ambas. Qual é a correlação entre o uso das Ferramentas de gestão e a Qualidade sobre produtos ou serviços. Existe tal relação? Se sim, ela é positiva ou negativa?

 

Note que a partir da tabela ainda não é possível identificar com exatidão se existe ou não uma correlação e se existindo ela vem a ser positiva ou negativa, mas através do Gráfico de Dispersão gerado através dos valores inseridos nela é possível visualizar a correção existente. Os gráficos auxiliam bastante e simplificam as análises. 

 

Sendo assim, fica muito mais simples chegar a uma conclusão aceitável sobre a correlação analisando o comportamento do gráfico em função das variáveis X e Y.

 

Note ainda que a correlação é positiva quando aumentamos o percentual de uso das ferramentas. Portanto, a resposta ao questionamento anterior é respondida ao avaliar a correlação positiva entre o uso das ferramentas e a qualidade, ou seja, quanto mais utilizamos as ferramentas melhores são os resultados.

 

São apenas três comportamentos observados: correlação positiva, negativa ou simplesmente não existe correlação nenhuma. Em todo caso, se a correlação fosse negativa o gráfico estaria invertido. Se não houvesse correlação os pontos estariam dispersos no gráfico.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo