Essa é uma ferramenta bastante utilizada por grandes corporações em diversos países e em todo mundo. Uma prova disso é que os grandes empreendedores japoneses a adotaram como filosofia de vida. Ainda, vale lembrar que, originalmente, o programa 5S foi utilizado no período de reconstrução do Japão pós-Guerra. Mas, atualmente, é utilizado para melhorar clima, cultura e processos organizacionais.
Diante disso, é importante que conheçamos os fundamentos teóricos desta ferramenta. Como próprio nome prenuncia, os 5’s (Cinco Sensos) são palavras da língua Japonesa, a saber: Seiri, Seisou, Seiton, Seiketsu e Shitsuke. Cada qual com significado completo:
Seiri O “Senso de Utilização”, encontre-o respondendo as seguintes perguntas: Você precisa muito de todas estas coisas que estão ao seu redor? Todas essas coisas são realmente necessárias para seu trabalho? O que não te fará falta de forma alguma?
Seisou O “Senso de Limpeza”, encontre-o a partir dos seguintes questionamentos: O seu ambiente de trabalho está limpo? Se, sim! Então, não o suje mais. Os objetos ao seu redor são higienizados? Qual a frequência de limpeza? A limpeza é adequada?
Seiton O “Senso de Organização”, encontre-o ao perguntar se o local onde você guarda as coisas é apropriado, se os objetivos são fáceis de encontrar, se eles estão disponíveis sempre que necessário, se o acesso aos insumos de trabalho é rápido e fácil etc.
Seiketsu O “Senso de Saúde”, encontre-o ao questionar-se sobre como anda sua saúde física e mental. Você faz exercícios? Está em forma? Sente-se bem? Como anda suas relações interpessoais?
Shitsuke O “Senso de Disciplina”, encontre-o através dos seguintes questionamentos, sabendo que é a base para todos os outros, você pode se perguntar sobre o hábito de hábito de manter todas as outras melhorias alcançadas.