E-BOOK GESTÃO ÁGIL COM SCRUM – AMAZON

·

·

Aprenda como funciona o método ágil mais famoso do mundo!


Este e-book é um convite ao método ágil. Você descobrirá que é possível fazer mais em menos tempo. O método funciona com base em um conjunto de princípios, aspectos e processos. Eles são interdependentes e se conectam fundamentando a aplicabilidade do método Scrum. Portanto, adentrar no mundo da gestão ágil é imprescindível e o Scrum é o nosso mais famoso case de sucesso!


Neste livro ensinarei, essencialmente, os fundamentos básicos do Scrum. Trata-se de explorar todas as etapas do método ágil fazendo um Raio-X do mesmo. Porém, sem nenhuma linguagem rebuscada, ou seja, será tudo muito simples como tem que ser! Já de antemão, quero salientar que este e-book será rápido e direto ao ponto.


Então, ao final da leitura você será capaz de:

  • Entender a diferença entre gestão de projetos tradicional e ágil;

  • Aprender os fundamentos básicos do Scrum;

  • Identificar as cinco fases do Scrum; e

  • Entender os aspectos e processos que compõem o método.


Este E-book foi dividido em sete capítulos:


No capítulo um, apresentarei a gestão de projetos tradicional em comparação com a gestão ágil. Vale salientar que não há um método melhor ou pior. Então, vamos substituir esse conceito por outro, isto é, a adequação. A depender do contexto, escopo e natureza do projeto as mudanças na gestão de projetos tradicional significam um verdadeiro problema, ou seja, um método ágil se torna mais adequado.


Portanto, o contraponto que faço a partir disso introduzirá a gestão ágil. Então, ainda nesse capítulo, não poderia deixar de citar o manifesto ágil, que representa uma metodologia dirigida por processos capazes de responder às mudanças sejam elas quais forem.


O Scrum, por sua vez, é bastante recomendado para projetos que envolvam alta complexidade ou volatilidade como, por exemplo, o desenvolvimento de um Software. O projeto inicial poderá, com passar do tempo, perder o “sentido” para o cliente (algo comum, neste mundo volátil), então a mudança terá que ser rápida e precisa. Diante desse contexto, a metodologia ágil é a mais adequada.


No capítulo dois, nós iremos adentrar no método ágil Scrum, propriamente dito, então reservei esse capítulo para apresentá-lo sumariamente. Nesse capítulo, o leitor vai se deparar com diversos termos próprios da metodologia ágil que estamos estudando, entretanto, a explicação se dará nos capítulos seguintes.


No capítulo três, apresentarei os fundamentos do Scrum por meio dos princípios que fazem esse método ser sucesso em todo mundo! Então, explicarei de forma contextualizada: o controle Empírico de processos, a auto-organização, a colaboração, a priorização com base no valor, o time-boxing e a iteração incremental.


No capítulo quatro, vamos aos fundamentos do Scrum! Como em qualquer método, esse também possui pilares, ou seja, os valores que servem de sustentação para que ele exista, a saber: transparência, inspeção e adaptação.


No capítulo cinco, vamos conhecer os atores principais e os coadjuvantes dentro do mundo ágil. Quem são os Stakeholders e quem se compromete ou apenas se envolve, além de entender a diferença nos diversos papéis assumidos pela equipe de desenvolvimento e pelo pessoal interessado. No Scrum, os papéis são divididos em centrais e não-essenciais. Portanto, é importante conhecer bem o que cada um faz ou deixa de fazer.


No capítulo seis, trataremos acerca do fluxo do Scrum: a visão do projeto, o backlog do produto, o backlog da sprint, a sprint e as entregas incrementais de produto ou funcionalidade.


No capítulo sete, por fim, apresentarei as fases pelas quais tudo acontece. São elas: iniciar, planejar e estimar, implementar, revisão e retrospectiva e release.


Espero que você aproveite muito esta nova jornada!
SAIBA MAIS: E-BOOK PLATAFORMA AMAZON



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *