DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras líquidas; resultado financeiro líquido e ponto de equilíbrio.

As receitas brutas são todas as vendas de produtos e serviços antes das deduções (descontos). Também é chamada de “vendas brutas”.


As deduções englobam as primeiras despesas que ocorrem no momento da venda. Ex.: abatimentos, imposto sobre vendas etc.


As receitas líquidas são as receitas brutas menos as deduções e abatimentos. Esse é um indicador importante no que se refere a avaliação do tipo de desconto e como podemos melhorá-lo.


O Custo de Mercadoria vendida é o famoso CMV. Ele é calculado através da fórmula EI + C – EF (Estoque Inicial + Compras – Estoque Final). Mais importante do que decorar a fórmula é aprender como o CMV interfere em suas margens de lucro, portanto, fica a dica.


O resultado obtido antes de deduzir as despesas operacionais, ou seja, da operação do negócio é o resultado operacional bruto. note que o CMV você pega e subtrai da sua receita líquida.


A margem de contribuição busca representar quanto de vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e para gerar lucro.


As despesas operacionais o tipo de despesas envolvidas de forma direta com as atividades de produção, isto é, o esforço de vendas mais as despesas administrativas necessárias à execução das atividades empresariais.


As receitas financeiras líquidas dizem respeito aos direitos relativos a juros ou multas, mas também, podem ser receitas de aplicações financeiras antes de qualquer dedução.


As despesas, por sua vez, é a soma das despesas financeiras mais as variações cambiais diversas. Essas despesas podem ser originárias de juros de empréstimos ou outras obrigações cambiais, por exemplo.


O Resultado financeiro líquido consiste no cálculo da diferença entre as receitas financeiras líquidas e as despesas financeiras líquidas.


Para finalizar, temos o Ponto de Equilíbrio. De acordo com Cordeiro e Salanek Filho: “o ponto de equilíbrio é calculado em valor e em quantidade para saber quanto que a empresa precisa vender para cobrir apenas o custo (fixo e variável) das mercadorias vendidas.


No ponto de equilíbrio a empresa não terá nem lucro e nem prejuízos”.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo