Custo, Benefício e Exequibilidade com a Matriz BASICO

Compartilhe!

A matriz BASICO é uma ferramenta para priorizar projetos/soluções com base na relação Custo X Benefício X Exequibilidade. Através dessa ferramenta é possível melhorar o julgamento técnico antes da implementação de algum projeto, pois, recomenda-se elaborar uma análise bem acertada em decorrência da limitação dos recursos tangíveis (Ex.: Dinheiro) e intangíveis (Ex.: Tempo) presentes na execução de todo e qualquer projeto.

 

Desse modo, o uso eficaz dessa ferramenta implica no conhecimento prático acerca dos principais conceitos presentes nela. Vamos começar pelo índice de priorização. Logo após, veremos o que significada cada palavra dentro do contexto de utilização dessa Matriz.

 

O índice de priorização é o critério utilizado para ranquear os projetos de acordo com três aspectos, a saber: o custo do projeto, o benefício que ele pode trazer e, por fim, a facilidade de execução. Esse índice é composto por seis elementos, por isso, chamamos a ferramenta de B.A.S.I.C.O, pois, cada elemento representa uma letra desse acrônimo.

 

 

Planilha Excel – Matriz BASICO

Vejamos o que cada letra significa nessa matriz: “B” (Benefício); “A” (Abrangência); “S” (Satisfação); “I” (Investimento); “C” (Clientes); e “O” (Operacionalização). 

 

Para utilizar a matriz é necessário relacionar os seis elementos (Benefício, Abrangência, Satisfação, Investimento, Clientes e Operacionalização) com os valores qualitativos da escala de valor através de notas de 1 (um) a 5 (cinco) de acordo com a percepção de quem está utilizando a ferramenta, na qual a nota 5 (cinco) representa o juízo de valor máximo. A nota 3 (três) representa um meio termo e a nota 1 (um) representa o juízo de valor qualitativo mínimo.

 

Observe que se trata de uma decisão personalíssima, isto é, as notas serão dadas em função da percepção do indivíduo sobre o crivo de uma escala de valor qualitativo. Sendo assim, o índice da matriz B.A.S.I.C.O será obtido através da soma total das notas dadas para cada elemento.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo