Custo, Benefício e Exequibilidade com a Matriz BASICO

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A matriz BASICO é uma ferramenta para priorizar projetos/soluções com base na relação Custo X Benefício X Exequibilidade. Através dessa ferramenta é possível melhorar o julgamento técnico antes da implementação de algum projeto, pois, recomenda-se elaborar uma análise bem acertada em decorrência da limitação dos recursos tangíveis (Ex.: Dinheiro) e intangíveis (Ex.: Tempo) presentes na execução de todo e qualquer projeto.

Desse modo, o uso eficaz dessa ferramenta implica no conhecimento prático acerca dos principais conceitos presentes nela. Vamos começar pelo índice de priorização. Logo após, veremos o que significada cada palavra dentro do contexto de utilização dessa Matriz.

O índice de priorização é o critério utilizado para ranquear os projetos de acordo com três aspectos, a saber: o custo do projeto, o benefício que ele pode trazer e, por fim, a facilidade de execução. Esse índice é composto por seis elementos, por isso, chamamos a ferramenta de B.A.S.I.C.O, pois, cada elemento representa uma letra desse acrônimo.

 

Planilha Excel – Matriz BASICO

Vejamos o que cada letra significa nessa matriz: “B” (Benefício); “A” (Abrangência); “S” (Satisfação); “I” (Investimento); “C” (Clientes); e “O” (Operacionalização). Para utilizar a matriz é necessário relacionar os seis elementos (Benefício, Abrangência, Satisfação, Investimento, Clientes e Operacionalização) com os valores qualitativos da escala de valor através de notas de 1 (um) a 5 (cinco) de acordo com a percepção de quem está utilizando a ferramenta, na qual a nota 5 (cinco) representa o juízo de valor máximo. A nota 3 (três) representa um meio termo e a nota 1 (um) representa o juízo de valor qualitativo mínimo.

Observe que se trata de uma decisão personalíssima, isto é, as notas serão dadas em função da percepção do indivíduo sobre o crivo de uma escala de valor qualitativo. Sendo assim, o índice da matriz B.A.S.I.C.O será obtido através da soma total das notas dadas para cada elemento.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo