Conheça a Matriz GUT: ferramenta de priorização

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A matriz GUT é a ferramenta adequada para priorizar problemas. É sabido que recursos são sempre limitados e boas escolhas implicam em racionalidade. Nessa perspectiva, boas escolhas estão atreladas a certos padrões ou parâmetros, destarte, a matriz GUT cumpre bem a função de priorizar os problemas de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência.

As palavras Gravidade, Urgência e Tendência dessa matriz nos ajudam a enxergarmos os problemas com intuito de hierarquizá-los, pois, dada as circunstâncias, geralmente, os recursos tangíveis (dinheiro, máquinas, mão de obra etc.) e intangíveis (tempo, motivação etc.) são sempre limitados.

Diante disso, vamos entender o que cada palavra representa no contexto da resolução de problemas. Mas antes, é preciso lembrar que essa ferramenta possui uma aplicação um pouco subjetiva. Dessa forma, usaremos uma escala de 1 (um) a 5 (cinco) para determinarmos o quão grave, urgente e tendencioso é o problema que iremos analisar.

Amostra da aula: Matriz GUT do Curso: 50 Ferramentas de Gestão.

 

Print da página principal

Então, vejamos: A gravidade diz respeito à capacidade que determinado
problema tem de produzir maiores efeitos negativos. Um problema “extremamente grave” produz maiores consequências para o projeto.

A urgência classifica aqueles problemas que precisam de atenção imediata, ou seja, exigem uma resposta mais ágil. A tendência representa a consequência da falta de ação sobre determinados problemas, pois, classifica-os como sendo aqueles problemas que tendem a piorar com o passar do tempo.

Utilizando a matriz é possível hierarquizar um conjunto de problemas com base nos três fatores de análise da Matriz GUT (Gravidada, Urgência e Tendência). Digamos que determinado processo de trabalho apresentou
falhas. Essas serão listadas e passarão pelo crivo “GUT”. Então, será
possível priorizar as falhas que são mais graves, urgentes e
tendenciosas a piorar.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo