Conheça a Matriz GUT: ferramenta de priorização

Compartilhe!

A matriz GUT é a ferramenta adequada para priorizar problemas. É sabido que recursos são sempre limitados e boas escolhas implicam em racionalidade. Nessa perspectiva, boas escolhas estão atreladas a certos padrões ou parâmetros, destarte, a matriz GUT cumpre bem a função de priorizar os problemas de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência.

 

As palavras Gravidade, Urgência e Tendência dessa matriz nos ajudam a enxergarmos os problemas com intuito de hierarquizá-los, pois, dada as circunstâncias, geralmente, os recursos tangíveis (dinheiro, máquinas, mão de obra etc.) e intangíveis (tempo, motivação etc.) são sempre limitados.

 

Diante disso, vamos entender o que cada palavra representa no contexto da resolução de problemas. Mas antes, é preciso lembrar que essa ferramenta possui uma aplicação um pouco subjetiva. Dessa forma, usaremos uma escala de 1 (um) a 5 (cinco) para determinarmos o quão grave, urgente e tendencioso é o problema que iremos analisar.

 

Então, vejamos: A gravidade diz respeito à capacidade que determinado

problema tem de produzir maiores efeitos negativos. Um problema “extremamente grave” produz maiores consequências para o projeto.

 

A urgência classifica aqueles problemas que precisam de atenção imediata, ou seja, exigem uma resposta mais ágil. A tendência representa a consequência da falta de ação sobre determinados problemas, pois, classifica-os como sendo aqueles problemas que tendem a piorar com o passar do tempo.

 

Utilizando a matriz é possível hierarquizar um conjunto de problemas com base nos três fatores de análise da Matriz GUT (Gravidada, Urgência e Tendência). Digamos que determinado processo de trabalho apresentou

falhas. Essas serão listadas e passarão pelo crivo “GUT”. Então, será

possível priorizar as falhas que são mais graves, urgentes e

tendenciosas a piorar.

 

 

Print da página principal

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo