A ferramenta chamada de Método PDCP (Gráfico de Processo Decisório) auxilia na identificação de falhas e ajuda na tomada de decisão. Essa ferramenta serve para demonstrar o caminho a ser seguido e as consequências para cada ação realizada. O método abre um leque de possibilidades, onde são analisados causas e efeitos antes que a ação, propriamente dita, seja executada.
Primeiro, pergunta-se: o que pode dar errado nesta etapa do processo? As respostas para tal indagação são na verdade hipóteses de possíveis falhas que podem ser materializadas, o que podemos chamar de consequências negativas.
Essa análise, portanto, evita a tomada de más decisões, pois, demonstra em projeções os riscos inerentes a cada ação. Dessa forma, o mapeamento de todas as possíveis decisões para uma ação
específica com intuito de demonstrar, graficamente, o melhor caminho a ser seguido, é importante, pois, existem consequências mais graves em detrimento de outras que são menos agravantes ao processo. Se tratando do mundo empresarial que envolve uma complexidade maior, onde nossas decisões atingem vários Stakeholders, precisamos ser prudentes ao fazer escolhas.
O esquema representado em redes facilita a visão global sobre causa e efeito. O Gráfico de Processo Decisório assume vários caminhos possíveis, ou seja, uma espécie de capilarizarão ou enraizamento como uma espécie de árvore e seus galhos, onde uma decisão abre um leque de opções, simultaneamente, em relação a outras opções e consequências contrárias ou adversas entre si. Isso proporciona uma visão geral das causas e consequências de determinada decisão.