Como utilizar o Método PDCP para tomar decisões melhores

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A ferramenta chamada de Método PDCP (Gráfico de Processo Decisório) auxilia na identificação de falhas e ajuda na tomada de decisão. Essa ferramenta serve para demonstrar o caminho a ser seguido e as consequências para cada ação realizada. O método abre um leque de possibilidades, onde são analisados causas e efeitos antes que a ação, propriamente dita, seja executada.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Primeiro, pergunta-se: o que pode dar errado nesta etapa do processo? As respostas para tal indagação são na verdade hipóteses de possíveis falhas que podem ser materializadas, o que podemos chamar de consequências negativas.

 

Essa análise, portanto, evita a tomada de más decisões, pois, demonstra em projeções os riscos inerentes a cada ação. Dessa forma, o mapeamento de todas as possíveis decisões para uma ação

específica com intuito de demonstrar, graficamente, o melhor caminho a ser seguido, é importante, pois, existem consequências mais graves em detrimento de outras que são menos agravantes ao processo. Se tratando do mundo empresarial que envolve uma complexidade maior, onde nossas decisões atingem vários Stakeholders, precisamos ser prudentes ao fazer escolhas.

 

O esquema representado em redes facilita a visão global sobre causa e efeito. O Gráfico de Processo Decisório assume vários caminhos possíveis, ou seja, uma espécie de capilarizarão ou enraizamento como uma espécie de árvore e seus galhos, onde uma decisão abre um leque de opções, simultaneamente, em relação a outras opções e consequências contrárias ou adversas entre si. Isso proporciona uma visão geral das causas e consequências de determinada decisão.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo