Como utilizar a Técnica SMART para refinar seus objetivos

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O método SMART é a ferramenta utilizada para refinar metas e torná-las mais factíveis, ou seja, possíveis de realização. Através deste método, é fácil criar metas mais realistas com base em uma série de fatores que agem no refinamento delas, adequando-as conforme a realidade pessoal ou empresarial de todos que precisam alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

A ferramenta funciona da seguinte forma:

 

as metas precisam ser específicas, portanto, alguns questionamentos como, por exemplo, o quê? Por quê? Quem? Onde? Etc., são necessários para que se tenha uma noção assertiva do objetivo que buscamos alcançar.

 

As metas, também, precisam ser mensuráveis. Então, quanto custará a implementação do projeto? Quanto tempo será gasto? Qual percentual de retorno? Quanto será o resultado em porcentagem? Etc. Observe que tudo que se relaciona as metas, em termos quantitativo, será de grande valor para mensurá-las.

 

As metas, por conseguinte, precisam ser atingíveis ou alcançáveis. Para tanto, basta saber se meta semelhante a esta já foi alcançada. Então, com base nisso é possível inferir se os recursos serão suficientes e se o tempo será adequado.

 

No entanto, não adianta em nada ter metas específicas, mensuráveis e alcançáveis se elas não fizerem sentido para você mesmo ou para sua Organização/Empresa, ou seja, elas também precisam ser relevantes. Mas o que vem a ser isso? Uma meta relevante é aquela que traz resultados como, por exemplo, diminuição de custos, aumento de lucros para empresa.

 

Por fim, a última característica de uma meta bem refinada diz respeito a sua temporalidade. As metas têm que ser temporais. Pergunte-se: qual é o prazo? Em quanto tempo ela deve ser alcançada? Qual é o espaço de tempo que a meta possui? É de curto, médio ou longo prazo?

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo