Como resolver problemas com Árvore de Problemas e Oportunidades

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A partir da alegoria da árvore, a ferramenta árvore de problemas e oportunidades tem por finalidade converter os problemas identificados em oportunidades de melhorias. Sendo assim, através dela fica fácil subdividir o problema em partes menores até chegar ao núcleo ou raiz, para depois proceder com criar ações corretivas, que chamaremos aqui de oportunidades de melhorias.

 

Então, vejamos como funciona o método. Primeiro, para utilizar a árvore é necessário entender a simbologia por trás dela, a saber: Os galhos é a parte mais evidente. Neles estão os problemas que são consequência do problema central. Podemos chamar os “galhos” de efeitos do problema. No geral, são esses problemas que nós sentimos ou percebemos mais facilmente.

 

Os galhos é a parte mais evidente. Neles estão os problemas que são consequência do problema central. Podemos chamar os “galhos” de efeitos do problema. No geral, são esses problemas que nós sentimos ou percebemos mais facilmente. O “Tronco” da árvore é o problema central, isto é, o que mais está relacionado com os outros problemas, seja como causa ou como consequência.

 

Agora peço sua atenção para a “Raiz” da árvore: A RAIZ É A CAUSA PRIMÁRIA DO PROBLEMA.

 

Feita esta análise, é importante, transformar os efeitos (galhos) do seu problema em ações de contenção, não se preocupe, a contenção pode ser através de ações paliativas. O objetivo é apenas conter os efeitos por um tempo até que a solução para barrar o problema central seja criada.

 

De igual modo, com a causa secundária do seu problema é preciso ter cautela, pois, essa às vezes pode ser grave, mas não corresponder ao problema raiz, o que dificulta a ação corretiva de fato. No entanto, transforme-a em oportunidade de melhoria.

 

Por fim, ainda com base na análise anterior com respeito à alegoria da árvore transforme a raiz do problema numa solução para ele.

 

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo