Como descobrir a missão, visão e valores pessoais.

Compartilhe!

Faz sentido para você fazer o que faz? A intenção dessa pergunta é leva-lo a refletir sobre três elementos que moldam as razões da nossa existência: missão, visão e valores. O que é ter sentido na vida? Qual propósito de acordar todos os dias e fazer algo? Como saberei distinguir entre o que faz ou não sentido, entre aquilo que diz respeito a minha missão e o que apenas preenche meu tempo? São questões existenciais e que fez e ainda faz filósofos, gregos, romanos, ocidentais, orientais e qualquer indivíduo em algum momento da vida se questionar sobre missão, visão e valores.
A boa notícia é que é possível descobrir nosso propósito, além de ser extremamente necessário. Por isso, deve-se começar pelo questionamento principal: Qual é a minha missão de vida? O que eu devo fazer todos os dias mesmo sem receber nada em troca e que me trará a sensação de dever cumprido, me fará ser uma pessoa melhor, me porá diante de um significado transcendental etc. Em suma é o que nos motiva a acordar todos os dias algo que poderemos fazer até nosso último dia de vida.
A missão dá sentido a visão. Uma visão, não pode em hipótese alguma contrariar sua missão de vida. Haja vista, se deve manter alinhamento entre uma coisa e outra por questões lógicas. A visão de futuro é algo menos subjetivo, pois, trata-se daquilo que nós queremos obter no futuro. Sejam bens materiais, conquistas pessoais, entre outras coisas.
Os valores são o sustentáculo da sua missão e visão. Com eles você possui um padrão de comportamentos que te levam a ser quem você é. Cada indivíduo possui um conjunto de valores distintos. Esses vão embasar toda atuação do indivíduo no trato das relações sociais e, também, na forma como interage com o mundo em função daquilo que acredita e recebe como princípios a serem seguidos.
Em função do exposto, conhecer a missão, visão e valores fará você tomar decisões mais assertivas. Para tanto recomendo algumas dicas práticas: tire um tempo para refletir sobre qual seu propósito neste mundo; faça um quadro dos sonhos (visão de futuro), ou seja, com tudo aquilo que você deseja alcançar em curto, médio e longo prazo; e, por fim, liste pelo menos cinco valores que você acredita que são essenciais para sua vida. Fazendo isso você descobrirá que a sua missão de vida está além da sua profissão ou carreira, que sua visão de futuro deverá estar alinhada a missão, e que seus valores são um norte para as escolhas do dia a dia.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo