Benchmarking: descubra as melhores práticas utilizadas pelos teus concorrentes

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

o benchmarking ou simplesmente bench, nos ajudará a descobrir quais modelos, métodos e técnicas de trabalho estão sendo utilizados pela concorrência.

 

Segundo especialistas, o Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional. (Spendolini, 1992).

 

CTRL C / CTRL V ?

 

O processo de benchmarking é composto por seis etapas segundo modelo que apresento no curso: 50 Ferramentas de Gestão. Isso porque a essência das ferramentas que apresento é, basicamente, adaptável ao todo e qualquer sistema empresarial, por isso, ratifico sempre que as ferramentas aqui apresentas também são 100% adaptáveis a todo tipo de processo, então fique à vontade para adaptá-las aos seus mais diversos propósitos.

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Vejamos cada etapa na sequência:

 

1a Etapa (Planejamento) temos o planejamento, onde é possível definir pontos de melhorias, definir indicadores e escolher a organização objeto de análise.

 

2a Etapa (Recolha de dados) tratamos de escolher a ferramenta para captação de dados.

 

3a Etapa (Análises e comparações) são criados meios de sistematização das informações e análises acerca da empresa objeto de avaliação.

 

4a Etapa (plano de mudanças) um plano de mudanças com intuito de fomentar a inserção de novos procedimentos no processo original, ou seja, antes do Benchmarking.

 

5a Etapa (avaliar melhorias) O processo de avaliação das melhorias implementadas pode seguir vários métodos, onde identificaremos aquilo que pode ser implementado como inovação sempre melhorando os processos.

 

Por fim, na 6a Etapa, tratamos da repetição de todo processo com vistas à melhoria contínua. Aqui buscaremos repetir o processo de benchmarking sempre que possível para atualizar nossos modelos de acordo com o que tem de mais atual no mercado.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo