Aula 1.1 – módulo 01: cursinho GMR

Compartilhe!

Acesse o nosso cursinho preparatório de português e matemática básica para concursos. Acesse o link a seguir para se cadastrar gratuitamente: http://cursinhogmr.club.hotmart.com/

Aula de interpretação textual:

cursinhogmr.png


Aula 1.2 – Questões comentadas de interpretação textual

Olá, alunos e alunas
Chegamos a parte prática da nossa aula, certo? Vejam bem, iniciaremos o momento de resolução de questões comentadas.

Antes vamos analisar a imagem abaixo, que faz uma comparação entre os conceitos discutidos na aula 1. É necessário que você entenda que existem indicadores que apontam quando uma questão é de interpretação ou compreensão textual.


Percebeu que existe uma enorme diferença entre compreensão textual e interpretação? É importante que você entenda que quando a frase se referir ao que está no texto, por exemplo: “segundo o texto”, estamos diante de uma questão de compreensão textual. Mas se, por exemplo, tratar-se de algo que está a parte, ou seja, fora do texto, como por exemplo: “infere-se”. Essa é uma questão de interpretação textual. Isso é importante, para que você possa entender bem o texto, pois, quando se tratar de uma questão de compreensão, automaticamente, você irá procurar dentro do texto a sua resposta.

Nesse tópico analisaremos com calma a aplicação dos conhecimentos estudados nas aulas anteriores. É importante que você esteja atento às questões discutidas nesta aula, levando em consideração que veremos na prática tudo o que estudamos até agora.
O seguinte texto servirá de base para as duas questões que vamos comentar, lembrando que o Quiz servirá para avaliarmos seu desempenho até agora. Vamos lá?!

Texto 1:
“Passei a vida atrás de eleitores e agora busco os leitores.”
(José Sarney, na Veja, dez/97)

1) Deduz-se pelo texto uma mudança na vida:
a) esportiva
b) intelectual
c) profissional
d) sentimental
e) religiosa

Comentários:
Você conseguiu compreender o texto?
É importante que você saiba quem é o autor, mesmo que não o conheça isso não interfere na interpretação de sua fala ou intenção comunicativa. Observe que ele afirma enfaticamente que antes era uma coisa e hoje é outra. Você percebeu qual foi a mudança? Antes ele passou a vida atrás de eleitores, logo era político. Agora ele busca leitores, passou a ser escritor. Podemos concluir que a resposta correta é a letra “C”.
Antes de continuarmos quero que você reveja a questão e observe o conectivo inicial do enunciado: “deduz-se”. Lembra do quadro no início dessa aula? Na 5ª linha da 2ª coluna, essa palavra relaciona-se com interpretação textual. É possível identificar se a questão é de interpretação ou compreensão conhecendo os conectivos.
Diante de questões como essa temos que buscar a informação nas entrelinhas, ou seja, o que está além do texto, aquilo que é resultado de nossas próprias conclusões. O texto que analisamos não diz que a mudança de vida foi profissional, mas que o autor vivia atrás de eleitores e agora busca leitores, portanto percebe-se a diferença entre ser político e escritor, duas profissões distintas.
Passemos a outra questão com base no mesmo texto.

2) O autor do texto sugere estar passando de:

a) escritor a político
b) político a jornalista
c) político a romancista
d) senador a escritor
e) político a escritor

Comentários:
Vejamos “o autor do texto sugere…” é uma questão de compreensão não é mesmo? O que ele sugere é o que devemos buscar no próprio texto, pois é aquilo que ele quer transmitir. Ora, o autor sugere que passou a vida atrás de eleitores, quem procura eleitores é político. Mas fique esperto! Nas alternativas aparece Senador que não deixa de ser político, no entanto é específico e o autor não sugere que tipo de político ele era, isso seria uma questão de interpretação sua, tendo em vista seu conhecimento de mundo ou competência enciclopédica que lhe diria que o José Sarnei autor da frase em apreço é senador. Cuidado com as pegadinhas! Chegamos a conclusão com base no texto, que o autor deixa de viver atrás de eleitores (político) e passa a buscar leitores (escritor). O romancista apresentado na alternativa “c”, está incorreto pelo mesmo motivo, visto que romancista é quem escreve romance e o autor não sugere isso. Mas na alternativa “e” temos o nosso gabarito.

Acesse também:

Page: www.facebook.com/sinergiaconcursos
Twitter: www.twitter.com/Siner_Concursos
Site: www.sinergiaconcursos.org
Notícias: news.sinergiaconcursos.org
Canal: https://www.youtube.com/c/OrlandoLima_adm

Gostou desse post? receba outros materiais: http://eepurl.com/cayNrj
Postado por: Orlando Lima, Blog SC.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo