Aprenda como aplicar o método PDCA

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O método de gestão de processos conhecido por Ciclo PDCA visa propiciar de forma fácil a obtenção de uma operação voltada à melhoria contínua nos processos e nos produtos ou serviços. Esse método sugere um ciclo contínuo executado em quatro etapas:

 

1. PLANEJAR

2. EXECUTAR

3. VERIFICAR

4. AGIR

 

Na primeira etapa: (Planejamento – Plan)

 

Faz-se a identificação do problema no processo, analisamos suas causas e elaboramos antídotos para as não conformidades. Feito isso, giramos o PDCA.

 

Na segunda etapa: (Execução – Do)

 

os planos de ação outrora planejados na etapa de planejamento (Plan) são postos em prática. Nessa perspectiva, as ações corretivas para o problema são executadas. Então, ocorre mais um giro.

 

Na terceira etapa: (Controle – Check)

 

controlamos para saber qual foi eficácia dos planos de ação executados através da comparação entre dois cenários: REALIZADO X PLANEJADO. Feito isso, giramos o PDCA, novamente.

 

Na última etapa: (Ação corretiva – Act)

 

é hora de agir corretivamente, se verificarmos tal necessidade. Digamos que houve uma ação pouco eficaz na resolução do problema, teremos que melhorar aquela ação ou substitui-la por outra.

 

o PDCA deverá ser rodado diversas vezes para garantir a melhoria contínua. Em cada etapa do processo é possível rodar o PDCA e melhorá-la.

 

 

Curso: 50 Ferramentas de Gestão

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Ferramentas

DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício como elaborar?

Vamos explorar alguns conceitos importantes. Seguindo a ordem: receitas brutas; deduções; receitas líquidas; custo de mercadoria vendida; resultado operacional bruto; margem de contribuição; despesas operacionais; receitas e despesas financeiras

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo