O método de gestão de processos conhecido por Ciclo PDCA visa propiciar de forma fácil a obtenção de uma operação voltada à melhoria contínua nos processos e nos produtos ou serviços. Esse método sugere um ciclo contínuo executado em quatro etapas:
1. PLANEJAR
2. EXECUTAR
3. VERIFICAR
4. AGIR
Na primeira etapa: (Planejamento – Plan)
Faz-se a identificação do problema no processo, analisamos suas causas e elaboramos antídotos para as não conformidades. Feito isso, giramos o PDCA.
Na segunda etapa: (Execução – Do)
os planos de ação outrora planejados na etapa de planejamento (Plan) são postos em prática. Nessa perspectiva, as ações corretivas para o problema são executadas. Então, ocorre mais um giro.
Na terceira etapa: (Controle – Check)
controlamos para saber qual foi eficácia dos planos de ação executados através da comparação entre dois cenários: REALIZADO X PLANEJADO. Feito isso, giramos o PDCA, novamente.
Na última etapa: (Ação corretiva – Act)
é hora de agir corretivamente, se verificarmos tal necessidade. Digamos que houve uma ação pouco eficaz na resolução do problema, teremos que melhorar aquela ação ou substitui-la por outra.
o PDCA deverá ser rodado diversas vezes para garantir a melhoria contínua. Em cada etapa do processo é possível rodar o PDCA e melhorá-la.