O DMAIC é um conjunto de fases pelas quais a melhoria nos processos acontece. O DMAIC pode ser comparado ao Método PDCA. Anteriormente, sugeri que fizéssemos o uso dele para resolver problemas, mas podemos utilizá-lo, de igual modo, para melhorar processos.
Voltando ao DMAIC, entenda-o como sendo uma ferramenta utilizada para melhorar processos e, também, bastante utilizada na implementação de projetos.
Por que DMAIC? A ferramenta recebe esse nome por se tratar de uma sequência de palavras, onde as suas iniciais juntas formam o acrônimo. Note que são palavras na Língua Inglesa. Então, D de Define ou Definir; M de Measure ou Medir; A de Analyze ou Analisar; I de Improve ou Melhorar; e C de Control ou Controlar.
Etapa Definir
Nessa etapa, vamos identificar as oportunidades de melhorias que podem ser implementadas. Aqui construiremos o escopo do projeto. Tudo que estiver relacionado ao projeto entra na etapa de definição.
Etapa Medir
Na etapa seguinte, medir, coletaremos informações e faremos comparações entre o estado atual e o resultado desejado.
Etapa Analisar
Na próxima etapa, analisar, avaliaremos as oportunidades de melhorias e combateremos o problema central ou causa-raiz do problema, ora, identificado no processo.
Etapa Melhorar
Continuando a girar o ciclo, agora, na etapa melhorar criaremos, de fato, as soluções, os protótipos e faremos os devidos testes. Isso tudo com base em um plano de ação bem elaborado nas etapas anteriores. Nessa etapa também, verificaremos os impactos obtidos pela implementação da melhoria criada e implementada no processo.
Etapa Controlar
Por fim, na última etapa, controlar, criaremos meios de controle. É importante elaborar mecanismos de acompanhamento dos resultados alcançados.
QUER CONHECER AS FERRAMENTAS DE CADA ETAPA?
Adquira a versão completa do E-book: 50 Ferramentas de Gestão.