Aprenda a melhorar processos através do método DMAIC

Compartilhe!

O DMAIC é um conjunto de fases pelas quais a melhoria nos processos acontece. O DMAIC pode ser comparado ao Método PDCA. Anteriormente, sugeri que fizéssemos o uso dele para resolver problemas, mas podemos utilizá-lo, de igual modo, para melhorar processos.

 

Voltando ao DMAIC, entenda-o como sendo uma ferramenta utilizada para melhorar processos e, também, bastante utilizada na implementação de projetos.

 

Por que DMAIC? A ferramenta recebe esse nome por se tratar de uma sequência de palavras, onde as suas iniciais juntas formam o acrônimo. Note que são palavras na Língua Inglesa. Então, D de Define ou Definir; M de Measure ou Medir; A de Analyze ou Analisar; I de Improve ou Melhorar; e C de Control ou Controlar.

Etapa Definir 

Nessa etapa, vamos identificar as oportunidades de melhorias que podem ser implementadas. Aqui construiremos o escopo do projeto. Tudo que estiver relacionado ao projeto entra na etapa de definição. 

 

Etapa Medir 

Na etapa seguinte, medir, coletaremos informações e faremos comparações entre o estado atual e o resultado desejado.

Etapa Analisar

Na próxima etapa, analisar, avaliaremos as oportunidades de melhorias e combateremos o problema central ou causa-raiz do problema, ora, identificado no processo.

 

Etapa Melhorar

Continuando a girar o ciclo, agora, na etapa melhorar criaremos, de fato, as soluções, os protótipos e faremos os devidos testes. Isso tudo com base em um plano de ação bem elaborado nas etapas anteriores. Nessa etapa também, verificaremos os impactos obtidos pela implementação da melhoria criada e implementada no processo.

 

Etapa Controlar

Por fim, na última etapa, controlar, criaremos meios de controle. É importante elaborar mecanismos de acompanhamento dos resultados alcançados.

 

QUER CONHECER AS FERRAMENTAS DE CADA ETAPA?

Adquira a versão completa do E-book: 50 Ferramentas de Gestão.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba atualizações em seu e-mail

More To Explore

Orientador de TCC simples

Eu não sei em qual parte você está do seu TCC.   Por esse motivo, vou te mostrar um vídeo muito interessante sobre como escolher

Ferramentas

Técnica dos 5 Porquês

A simplicidade e eficácia desta ferramenta faz dela um ótimo recurso para diagnosticar e resolver problemas. A técnica dos Cinco Porquês é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Taiichi Ohno, notório

Gostaria de receber nosso E-book, gratuitamente?

Clique no botão abaixo